Backup ou Cópia de segurança

Backup ou Cópia de Segurança: Um pouco do conceito de backup.

O backup refere-se ao processo de fazer cópias de dados ou arquivos de dados para usar no caso de perda ou destruição de dados ou arquivos originais.

De forma secundária, um backup pode se referir a fazer cópias para fins históricos, como estudos longitudinais, estatísticas ou registros históricos ou para atender aos requisitos de uma política de retenção de dados.

Muitos aplicativos, especialmente em um ambiente Windows, produzem arquivos de backup usando a extensão de arquivo .BAK.

Falando sobre backup ou cópia de segurança

Nem todos os sistemas ou aplicativos de backup são capazes de restaurar completamente um sistema de computador ou outras configurações complexas do sistema. Tampouco servidor de banco de dados, cluster de computadores ou servidores de diretório ativo. 

Gerenciar o processo de backup envolve organização e é um processo complicado. Um backup não estruturado pode simplesmente consistir em uma pilha de fitas. No entanto, é óbvio que a segurança e a facilidade de recuperação de dados estão seriamente comprometidas.

backup ou cópia de segurança

Tipos de Backup

Backup completo e incremental

Começam com o backup de todos os dados. Em seguida, é feito o backup apenas de dados ou arquivos de dados novos ou modificados, um segmento muito menor de todos os dados.

Restaurar o sistema inteiro no estado de dados em um momento específico exige o último backup completo do sistema. Além disso, precisará de todos os backups incrementais realizados até aquele momento.

Backup diferencial

No backup diferencial, realiza-se a cópia de todos os dados e arquivos de dados que foram alterados desde o último backup completo. No entanto não há atributo ou registro de arquivamento. Isso significa que não há registro de quando o backup ocorreu ou como os dados foram alterados.

Backup completo do sistema

O backup completo permite restaurar o sistema do computador em um determinado momento, incluindo o sistema operacional, todos os aplicativos e todos os dados. 

Ele cria uma imagem completa do computador. O usuário pode reconstruir qualquer alteração de dados após esse momento, possivelmente com um backup incremental.

Descubra uma forma simples de proteger seus dados.
Conheça a solução de Backup, restauração e replicação avançados, a partir de um único console da Veeam.

PT_BR
Rolar para cima