Dúvida: Cloud, on premise ou híbrido?

A importância de integrar e gerenciar aplicações e dados

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, cada vez mais as empresas precisam se adaptar para manter-se bem atualizadas na acirrada briga por fatias do mercado.

Dentre os desafios diários estão:

  • Manutenção dos custos estáveis; – A questão da segurança e – O controle das informações

Torna-se cada vez mais importante integrar e gerenciar sistemas. São altos os custos dos equipamentos de tecnologia para montar um data center próprio. Ainda considere: manutenção de licenças, hardware, e contratação de profissionais especializado.

Para Maurício Fonseca, diretor de tecnologia e projetos CTO da Ewave, considera que as empresas estão buscando alternativas para dar maior atenção às suas atividades fim, ou melhor dizendo, dar maior enfoque aos serviços pelas quais foram criadas.

“Está cada vez mais comum a terceirização da infraestrutura, as aplicações ou base de dados como IaaS Infrastructure”.

Maurício Fonseca

Fonseca explica que toda esta terceirização só é possível através da computação em nuvem, mais conhecida como Cloud Computing.

Essa tendência está em processo de evolução devido ao movimento adaptativo que as empresas estão para alcançar a melhor rentabilidade e redução dos custos operacionais e manter-se vivas e competitivas.

Modelos para cada negócio

Existem três modelos de nuvem: pública, privada e híbrida. Cada uma foi criada para atender às respectivas necessidades de cada empresa.

Nuvem Pública: Serviços compartilhados para outras corporações, e segregação de acessos

Neste cenário, a empresa contratada é responsável por proteger os dados hospedados, manutenção de hardware e software, você paga apenas pelo serviço de hardware e software que utilizar, em alguns casos pode ser a opção mais barata.

Nuvem Privada: Serviços privados

Opção mais personalizada e construída sob medida para atender as características de determinada empresa que não pode suportar essa infraestrutura dentro das suas dependências.

Veja que neste caso necessita que se faça parte da mesma rede e a autonomia de controle pela sua equipe interna de TI. O total controle sobre os dados e informações passa para sua empresa.

Nuvem Híbrida

Esta pode ser uma opção interessante. Uma vez que neste caso você pode equilibrar os gastos operacionais e pode ainda determinar o que estará ou não em um ambiente público e/ou privado.

Leia materia completa em: itforum365.com.br

PT_BR
Rolar para cima