Nas empresas, um software é um programa especialista que nos ajuda na execução de alguma tarefa. Um software pode ser licenciado ou não? Ter boa performance ou não? Apresentar erros ou problemas de compatibilidade ou trabalhar bem, que é o que todos nós queremos.
É um universo complicado, ao ponto que é causa de abertura de diversos chamados técnicos para a área de TI.
Além disso, não realizar o inventário de software, nos dias em que milhares de vírus são criados diariamente, num mundo mais caro para se comprar produtos e, principalmente, em um ecossistema tão disputado em que todos querem seu lugar ao sol, implica em perder sua competitividade no mercado.
Controle para Compra e Licenciamento de Softwares
Sabemos o quanto isso onera financeiramente a empresa. Nesse sentido, uma pergunta que você pode se fazer é: “Será que eu realmente preciso comprar novas licenças?”.
O que percebemos, é que as empresas acabam comprando, muitas vezes, sem levar em conta a utilização atual que está ocorrendo.
Uma compra realizada, por exemplo, do Autocad, pode superar facilmente R$ 20.000, o que é muito, principalmente se a mesma não estiver sendo utilizada corretamente por todos os usuários. Comprar com assertividade é fundamental.
Tudo isso parece complexo (leia aqui nosso artigo com 8 dicas para o controle de licenciamento)?
Não é fácil gerenciar softwares, geralmente, mas de 100 por computador. Mas, com o Force1, sabemos exatamente o que inventariar, exatamente como os problemas ocorrem e como corrigi-los rapidamente.
Lembre-se do método “ITA”, inventariar é o primeiro passo para o caminho do sucesso. Se a frase “É preciso navegar” faz sentido para você, para nós, a frase “É preciso inventariar” faz todo sentido para nós e em empresas modernas.