10 motivos para usar o Azure SQL

Há uma ampla variedade de tecnologias de banco de dados disponíveis no Azure, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Entre elas, o Azure SQL se destaca como uma opção poderosa e versátil. Apesar de existirem soluções novas e especializadas no mercado, o Azure SQL oferece benefícios exclusivos que podem ser ideais para seu próximo projeto.

Ao escolher o Azure SQL, você pode se beneficiar de recursos avançados de segurança, escalabilidade e desempenho, além de uma ampla gama de ferramentas e serviços complementares disponíveis no ecossistema do Azure. Além disso, o Azure SQL é altamente compatível com outras soluções de banco de dados, tornando mais fácil a migração de seus dados para a plataforma. Em suma, ao optar pelo Azure SQL, você terá acesso a uma solução robusta e comprovada que pode ajudar a impulsionar seus projetos de banco de dados para o próximo nível.

Segundo David – “depois que entrei para a equipe de PM do SQL do Azure, descobri que existem muitos, na verdade, muitos recursos que os desenvolvedores não sabem que existem …” como resultado, o Azure SQL ainda é usado como se seu desenvolvimento e evolução parassem há 20 anos … quando o Azure SQL ainda não estava lá, e apenas seu irmão local, o SQL Server, existia. Bem, muitas melhorias foram feitas, realmente tornando o Azure SQL definitivamente um banco de dados nativo da nuvem pós-relacional. Deixe-me mostrar por quê, usando apenas 10 pontos simples. Vou repassar cada ponto em detalhes nas próximas postagens do blog.

Azure SQL

Baterias Incluídas no Azure SQL

O Azure SQL é um banco de dados relacional e pós-relacional com “baterias incluídas”, como costumam dizer os desenvolvedores Python. Essa expressão é apropriada, pois o Azure SQL oferece um conjunto abrangente de recursos integrados que podem ajudar os desenvolvedores a trabalhar de maneira mais eficiente. Essa é uma das muitas razões pelas quais o Azure SQL é um banco de dados popular entre os desenvolvedores. A facilidade de uso e a eficiência do Azure SQL tornam-no uma ótima escolha para projetos de desenvolvimento de software.

Muitos recursos que você normalmente encontraria em produtos diferentes e mais especializados são integrados em apenas um. Usar diferentes produtos especializados pode trazer grandes vantagens, mas também representa um grande desafio: os dados devem ser movidos em torno de todos esses produtos e a responsabilidade de manter a consistência recai sobre os ombros do desenvolvedor.

Este é um grande problema que aumentará a complexidade do aplicativo em uma ordem ou magnitude. E, como desenvolvedor, prefiro seguir o princípio do KISS. O Azure SQL permite que eu me concentre apenas no que é exclusivo de minha empresa e aplicativo, delegando todas as responsabilidades relacionadas aos dados para algo especializado nisso. Essa é uma grande vitória para todos.

Recursos pós-relacionais para os aplicativos modernos

JSON é o que os desenvolvedores amam e respiram, então o suporte nativo para JSON é essencial para um banco de dados moderno. O Azure SQL fornece um suporte muito bom para gerar, consumir, manipular e consultar JSON. Mas isso não é suficiente.

O suporte gráfico, por meio de tipos de nó e borda, fechamento transitivo e a capacidade de navegar arbitrariamente em relacionamentos profundos usando um muito conciso (semelhante ao conhecido “Cypher”) está disponível no Azure SQL imediatamente.

Isso torna mais fácil armazenar dados geoespaciais e consultar dados para locais mais próximos, encontrar todos os locais dentro de um determinado perímetro (perfeito para geofencing) ou, mais em geral, executar manipulações geoespaciais complexas.

Banco de dados Azure SQL

Controle de armazenamento completo e abstração com Columnstore e Rowstore

Com o Azure SQL, você pode decidir se uma tabela deve ser salva usando uma técnica linha por linha ou coluna por coluna. Ou uma mistura dos dois. E este é realmente um recurso matador, pois permite a criação de soluções que podem acessar rapidamente uma única linha ou podem facilmente ler, agregar e analisar centenas de milhões de linhas.

Simultaneidade ultra-alta com tabelas otimizadas para memória livre de bloqueio

As tabelas otimizadas por memória usam um mecanismo sofisticado sem bloqueio, conhecido como Multiversion Concurrency Control (MVCC), para garantir uma concorrência extremamente alta e ainda fornecer suporte transacional completo. Extremamente alto significa centenas de milhares de transações por segundo e muito mais.

Viagem no tempo com “As-Of” Queries

O Azure SQL oferece a capacidade de rastrear e executar automaticamente consultas “a partir de” habilitando as tabelas temporais. As alterações em uma tabela serão rastreadas de forma transparente e disponibilizadas por meio da tabela “Histórico”. Novamente, completamente transparente para os aplicativos e muito útil para auditoria, relatórios e análises de negócios

Há uma série de recursos novos e interessantes no Microsoft Azure SQL que muitos desenvolvedores ainda não conhecem. Conheça dez motivos pelos quais o Azure SQL é um banco de dados em nuvem pós-relacional, incluindo o controle completo de armazenamento, monitoramento fácil e insights abrangentes. Esses recursos avançados podem ajudar os desenvolvedores a trabalhar com mais eficiência e aprimorar seus projetos de banco de dados.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

PT