Nuvem ou On-Premise? Qual é a escolha certa para o seu negócio?

Escolher entre soluções na nuvem ou on-Premise para seu negócio pode parecer assustador. Mas ponderando os prós e contras de cada opção, assim como considerando suas próprias necessidades comerciais, você pode tomar uma decisão informada que melhor se adapte às necessidades de sua empresa. Saiba mais sobre os benefícios das soluções Cloud e On-Premise aqui.

Nuvem ou On-Premise qual a melhor escolha?

As soluções em nuvem e On-Premise também diferem muito em termos de custo. Na nuvem, as despesas são normalmente calculadas com base no uso que pode ser baseado tanto no número de operações realizadas quanto em taxas fixas para uma determinada quantidade de recursos utilizados.

As soluções no local, por outro lado, envolvem custos iniciais de hardware e software, bem como taxas de manutenção, tais como custos de energia e remuneração do pessoal de TI. Os investimentos iniciais necessários com uma solução no local podem resultar em custos totais mais altos, mas podem ser necessários se você precisar de controle exclusivo sobre dados ou recursos. Portanto, é importante avaliar os tradeoffs entre nuvem versus local antes de tomar uma decisão.

Compare Recursos entre a Nuvem ou On-Premise

Uma das principais diferenças entre as soluções nuvem e on-premise são os recursos que elas oferecem. A nuvem fornece acesso a uma quantidade ilimitada de armazenamento e poder de computação, enquanto as soluções on-premise são limitadas pela largura de banda, espaço físico e hardware.

Os serviços em nuvem são altamente escaláveis, o que significa que você pode adicionar ou remover recursos rapidamente, conforme necessário. No entanto, on-Premise, requer uma abordagem mais manual do gerenciamento de recursos com maior tempo de configuração, exigindo atualizações físicas, como mais CPUs ou RAM extra.

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, cada vez mais as empresas precisam se adaptar para manter-se bem atualizadas na acirrada briga por fatias do mercado.

Desafios diários

Torna-se cada vez mais importante integrar e gerenciar sistemas. São altos os custos dos equipamentos de tecnologia para montar um data center próprio. Ainda considere: manutenção de licenças, hardware, e contratação de profissionais especializado.

Para Maurício Fonseca, diretor de tecnologia e projetos CTO da Ewave, considera que as empresas estão buscando alternativas para dar maior atenção às suas atividades fim, ou melhor dizendo, dar maior enfoque aos serviços pelas quais foram criadas.

Fonseca explica que toda esta terceirização só é possível através da computação em nuvem, mais conhecida como Cloud Computing.

Essa tendência está em processo de evolução devido ao movimento adaptativo que as empresas estão para alcançar a melhor rentabilidade e redução dos custos operacionais e manter-se vivas e competitivas.

Modelos para cada negócio

Existem três modelos de nuvem: pública, privada e híbrida. Cada uma foi criada para atender às respectivas necessidades de cada empresa.

Nuvem Pública: Serviços compartilhados para outras corporações, e segregação de acessos

Neste cenário, a empresa contratada é responsável por proteger os dados hospedados, manutenção de hardware e software, você paga apenas pelo serviço de hardware e software que utilizar, em alguns casos pode ser a opção mais barata.

Nuvem Privada: Serviços privados

Opção mais personalizada e construída sob medida para atender as características de determinada empresa que não pode suportar essa infraestrutura dentro das suas dependências.

Veja que neste caso necessita que se faça parte da mesma rede e a autonomia de controle pela sua equipe interna de TI. O total controle sobre os dados e informações passa para sua empresa.

Nuvem Híbrida

Esta pode ser uma opção interessante. Uma vez que neste caso você pode equilibrar os gastos operacionais e pode ainda determinar o que estará ou não em um ambiente público e/ou privado.

Leia materia completa em: itforum365.com.br

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

PT