A relevância da gestão de ativos de TI

Gestão de Ativos de TI: Os desafios do momento econômico que vivemos atualmente são muitos. Uma série de restrições orçamentárias se impõem para as empresas. Neste artigo abordaremos sobre a relevância da gestão de Ativos.

Se por um lado as empresas já vinham enxergando os investimentos em TI sob uma ótica mais conservadora, o momento atual exige uma atenção ainda maior quanto à questão.

Investimentos em TI cada vez mais exigem uma avaliação e um acompanhamento focado no retorno antes de se efetivar a despesa.

Por esse motivo, as organizações vêm enxergando o controle dos ativos de TI sob uma nova ótica possibilitando a redução de custos e um maior retorno.

Veja, no artigo de hoje, qual o papel no controle de ativos de TI nos dias atuais.

Gestão de ativos de TI: Os desafios do software

Embora esteja se tornando cada vez mais comum modelos como SaaS (Software as a Service), as licenças de software ainda representam ativos importantes de muitas empresas.

Com a queda de receita no licenciamento tradicional, muitos fornecedores de software passam a ver com outros olhos a questão de cópias pirata.

Sem um controle de ativos de TI eficiente, as empresas podem estar incorrendo em violações de licença e até mesmo no uso de software não licenciado, sem autorização dos gestores.

Nesse caso, as empresas ficam sujeitas às pesadas multas, que podem ser evitadas com um bom controle de ativos.

O controle dos ativos na evolução tecnológica

As mudanças em tecnologia parecem ocorrer cada vez mais rapidamente. Parece que foi ontem que se começou a pensar nos tablets como uma alternativa viável, e, hoje, vemos situações em que seu uso pode substituir o de notebooks tradicionais.

O mesmo ocorre com os smartphones e outras tecnologias de back-end, como as que impulsionam os serviços de computação em nuvem ou Cloud Computing.

Em alguns casos, os ativos praticamente desaparecem em sua forma física, como no uso de nuvens públicas. Entretanto, a mobilidade faz com que o controle dos ativos de TI se torne ainda mais importante para garantir que os investimentos crescentes em dispositivos móveis sejam preservados.

Processos e ferramentas de gestão de ativos

A importância do uso de uma boa ferramenta voltada ao gerenciamento de ativos de TI só é ofuscada pela importância de um bom processo de gestão desses ativos.

Nem a melhor das ferramentas pode dar bons resultados sem processos que consolidem sua utilização. Por outro lado, um processo atinge sua máxima eficiência quando conta com as melhores ferramentas.

A habilidade de se efetivar mudanças, com custos conhecidos, planejados e controlados, talvez seja um dos maiores benefícios do uso da gestão de ativos de TI.

As decisões táticas e mesmo estratégicas tornam-se ainda efetivas com o uso de boas práticas de gestão de ativos de TI.

Cabe ainda destacar que o desperdício de recursos decorrente de uma má gestão de ativos de TI pode chegar ao ponto de inviabilizar o crescimento da empresa.

Portanto, investir no estabelecimento de um bom processo de controle de ativos de TI pode gerar uma significativa redução de custos.

PT_BR
Rolar para cima