Endpoint – Por que você precisa um?

Segurança de endpoint; esse termo é um dos mais ouvidos nos últimos anos durante grandes eventos de segurança, conferências, webinars e blogs. 

Similarmente alguns o chamam de parte obrigatória da plataforma de segurança, por outro lado, outros dizem que é apenas um novo termo para antivírus e outros o chamam de uma abordagem superestimada. Sobretudo, uma coisa é clara: é um termo que não esclarece imediatamente o que se pode esperar dele.

Neste blog, falarei sobre segurança de terminais , o que realmente significa, envolve e por que as organizações precisam de segurança de terminais sem dúvida.

A segurança do endpoint está protegendo dispositivos do usuário final, como dispositivos móveis, laptops e PCs, servidores; qualquer dispositivo conectado à sua rede corporativa. Todavia, esses pontos de extremidade podem ser considerados como um ponto de entrada para a rede.

Definições de segurança de Endpoint do Gartner

O Gartner lança vários Quadrantes Mágicos todos os anos, incluindo os de segurança de terminais, a fim de constituir uma linha de base para muitas empresas em relação à sua estratégia de segurança.

No Quadrante Mágico para segurança de endpoint, os pontos fortes e fracos dos 21 fornecedores de EPP (Endpoint Protection Platform) são avaliados todos os anos.

Em 2018, o Gartner define a proteção de endpoint como “solução implantada em dispositivos de endpoint para evitar malware baseado em arquivo, para detectar e bloquear atividades maliciosas de aplicativos confiáveis ​​e não confiáveis ​​e fornecer os recursos de investigação e correção necessários para responder dinamicamente a incidentes e alertas de segurança.

Além disso, acrescenta: ”Acho importante colocar essa definição aqui porque, como tudo em segurança, essa abordagem provavelmente será temporária e mudará com o tempo”. Até a definição acima contrasta com a definição de 2017.

A segurança, ou proteção do Endpoint Detection and Response (EDR) foi considerado uma necessidade em 2017, no entanto que, em 2018, é considerado um complemento bem-vindo, de acordo com o Gartner.

Evolução dos sistemas e medidas de proteção para Endpoint

Por que você precisa ter uma proteção completa do terminal com um endpoint? O monitoramento de ponta a ponta das transferências de pacotes e o “fechamento” de toda a rede através de regras de firewall não são suficientes? A resposta definitiva é: não, definitivamente não é!

À medida que as ameaças evoluíram nos últimos anos, a abordagem da segurança dos terminais não ficou para trás. Os requisitos básicos para uma empresa relativamente pequena podem consistir em um firewall e uma solução antivírus, com a qual eles se consideram seguros. 

Contudo, na segurança da vida real, onde existe todo o risco, essa abordagem deve ser um pouco mais tecnologicamente avançada. Não é tão complexo que todo o processo se torna impossível, mas complexo o suficiente para permanecer seguro. 

Segurança do Endpoint Moderna

O software antivírus e os firewalls pessoais podem ser descritos como formas simples de segurança do endpoint. A segurança moderna do endpoint, no entanto, usa metodologias mais avançadas. 

Isso inclui mecanismos de detetive que identificam e bloqueiam ações e comportamentos ameaçadores , de usuários finais ou invasores.

Endpoint - Por que você precisa um? 1

Não são apenas as ameaças ou os riscos de segurança que evoluem com o tempo. São também sistemas, estruturas de TI usadas, a mudança evolutiva de data centers com sistemas baseados em hardware para ambientes virtuais, infraestrutura de nuvem pública / privada etc.

Um exemplo: o termo ‘sistema de back-end’ não se refere mais apenas a hosts, armazenamento e aplicativos em um data center, mas hoje em dia também para recursos virtualizados no data center ou na nuvem. 

//forti1.com/10-etapas-protecao-ransomware/

Este também é o caso com terminais – esse termo não se refere apenas a dispositivos tradicionais, mas também a dispositivos móveis, como telefones e tablets

As redes se referem não apenas a interconexões e protocolos eletrônicos entre sistemas, mas também a conexões sociais entre pessoas, dentro e fora dos limites da organização.

O que isso significa?

Isso significa que existem diferentes requisitos de segurança . Com o aumento das ameaças móveis e o uso de dispositivos móveis, a necessidade de medidas efetivas de segurança de terminais aumentou em conformidade. 

A mobilidade dos funcionários significa que a eficácia da segurança da rede é reduzida, porque o controle sobre a rede via firewalls não é mais suficiente

Também estamos lidando com terminais em redes isoladas que algumas empresas usam para fins especiais e que não estão conectadas a uma rede ou têm conectividade muito limitada. 

Considere a atualização, o monitoramento e o gerenciamento desses pontos de extremidade são, portanto, dificultados, o que implica outras demandas em sua segurança.

É por isso que a segurança do ponto de extremidade é um requisito para toda organização que se esforça por segurança e continuidade. 

Deseja saber mais sobre o Endpoint Security?

Você sempre pode entrar em contato conosco neste link. Você também pode conhecer nossa solução aqui.

//forti1.com/desafios-de-seguranca-operadores-ot/
PT_BR
Rolar para cima