Como ativar e registrar o Fortigate

Ativar e Registrar o Fortigate: se você entrou neste texto, é bem provável que esteja com seu appliance em mãos e precisa saber como ativar e registrar as licenças do seu firewall Fortinet.

Porém, mais do que apenas registrá-lo, é necessário saber certificar-se que está executando o procedimento de forma correta, e é claro, colocar a mão na massa.

Neste post, vamos te ajudar a entender os principais passos que você precisa para ativar seu Fortigate Firewall.

Então, vamos lá!

Passo a passo para ativar o FortiGate

Você precisa primeiramente, estar de posse do e-mail contendo informações do licenciamento. Este e-mail contém um pdf e deve ser enviado por seu Parceiro Fortinet.

Email de Registro FortiGate img1
E-mail de Licenciamento FortiGate Firewall

Para começar a ativação do FortiGate, primeiramente acesse a console do Firewall. Ele abrirá em sua tela inicial (o Dashboard). Nesta tela você irá visualizar imediatamente as informações do status e ativação do seu firewall, conforme imagem abaixo:

Tela Dashboard FortiGate img2
Dashboard FortiGate

Ainda nesta tela, clique sob as licenças e observe um pop-up com a opção “Enter registration code”, ou seja, entre com o código de ativação, e clique novamente.

Abra o arquivo contido no e-mail enviado pelo seu revendedor Fortinet, e então copie a informação da linha “Contract Registration Code”, como ilustrado na imagem abaixo:

email registro FortiGate img3
Anexo do E-mail de Licenciamento FortiGate

Retorne na interface de gerenciamento do seu FortiGate e preencha o campo solicitado e pressione “OK”, conforme ilustração a seguir:

Tela Dashboard FortiGate img4
Dashboard FortiGate – Tela de Registro e Ativação

Ingresse no portal de registro e suporte da Fortinet. Caso você não saiba o endereço, clique aqui para ser redirecionado ao site.

Registrar o Fortigate no Portal de Suporte da Fortinet (FortiCloud)

Registrar o Fortigate no Portal da Fortinet (FortiCloud)

Abra novamente o Dashboard do seu FortiGate e copie o número de série do equipamento. Na imagem a seguir coloquei o campo em destaque para ajudar:

image 1
Dashboard FortiGate Firewall

Com login realizado no portal de suporte da Fortinet, conforme imagem anterior, dentro da página HOME, clique em Register/Renew conforme segue:

Instalacao FortiGate passo08
Register/Renew FortiGate Firewall

Na tela que segue você deverá preencher com o número de série do seu Firewall FortiGate. Este número foi copiado, conforme orientação na tela anterior, e deve ser colado conforme figura abaixo:

image 2
Tela de Registro de Suporte do FortiGate Firewall

Marque a caixa de seleção do equipamento FortiGate recém inserido no passo anterior, de acordo com o destaque da imagem abaixo, e clique em “Next”.

image 3
Tela de seleção do Fortigate na página de registro e suporte da Fortinet

Você seguirá para uma página de “Agreement”, onde deverá ler e aceitar os termos do Fabricante Fortinet, para então prosseguir para etapa final. Feito isso, clique mais uma vez em “Next”.

image 4

Pronto! O procedimento para registro do FortiGate Firewall está concluído. Observe que isto poderá levar alguns minutos para refletir no firewall.

Dica importante para obter sucesso ao ativar ou registrar seu FortiGate:

Embora as informações sejam preenchidas no portal e no seu appliance, o FortiGate precisa ter acesso a internet para realizar a sincronização das licenças e as devidas atualizações.

 

Por: Rodrigo Torres – Forti One IT

PT_BR
Rolar para cima