Acesso Remoto Seguro

Com toda a certeza as organizações enfrentam várias situações potenciais de emergência, como doenças, enchentes, furacões e falta de energia. Ao mesmo tempo a implementação de um plano de continuidade de negócios é essencial para garantir que a organização seja capaz de manter as operações diante das adversidades e se preparar para possíveis desastres.

Entenda a importância do acesso remoto seguro para manter o plano de continuidade dos negócios.

Suporte ao Trabalho Remoto

Primeiramente, a capacidade de oferecer suporte ao trabalho remoto é essencial para garantir a continuidade e a segurança dos negócios com o trabalho remoto.

Nesse sentido, os firewalls de próxima geração do FortiGate (NGFWs) têm suporte interno para redes privadas virtuais (VPNs) IPsec, a fim de permitir aos funcionários remotos uma conexão de acesso remoto seguro à rede da empresa.

Com a proteção de endpoint, fornecida pelo FortiClient, e autenticação multifator (MFA) com o FortiAuthenticator, as organizações podem não apenas dar suporte seguro ao trabalho remoto, como também manter a continuidade dos negócios.

A capacidade de oferecer suporte seguro ao trabalho remoto é um componente essencial do plano de continuidade de negócios, sobretudo a recuperação de desastres de qualquer organização.

Além disso, o NGFW do FortiGate têm suporte integrado para VPNs IPsec, com o intuito de prover uma conexão segura para funcionários que trabalham em locais de trabalho alternativos.

Protegendo o trabalho remoto com FortiGate NGFWs

Primordialmente, as IPsec e SSL VPNs integradas a todo FortiGate NGFW, oferecem um implantação flexível. Em outras palavras, os usuários remotos podem tirar proveito de uma experiência sem determinar o cliente, assim como obter acesso a recursos adicionais por meio de um Endpoint robusto integrado na solução de segurança do FortiClient endpoint.

Acima de tudo as soluções Fortinet foram projetadas para serem fáceis de usar desde a compra inicial até o fim da vida útil. Além disso, o FortiGate NGFW e o Access Point FortiAP incluem a funcionalidade de implantação “zero touch”.

Como resultado, os dispositivos implantados em locais remotos podem ser pré-configurados antes do envio, dessa maneira permite a instalação automática no local, o que garante a continuidade dos negócios e o suporte ao home office.

Fortinet Security Fabric

Surpreendentemente, com o Fortinet Security Fabric, todos os dispositivos de uma organização, incluindo os implantados remotamente para oferecer suporte ao trabalho remoto, podem ser monitorados, além de gerenciados a partir de um único painel.

Além disso, com uma plataforma FortiGate NGFW ou FortiManager de gerenciamento centralizada e implantada na sede de uma empresa, a equipe de TI pode obter visibilidade total de todos os dispositivos conectados, independentemente da situação de implantação.

Certamente em de um desastre natural ou outro evento que interrompa as operações comerciais, uma organização deve ser capaz de fazer a transição rápida para uma força de trabalho totalmente remota. Nesse sentido, a Tabela 1 abaixo, mostra o número de usuários simultâneos de VPN aos quais cada modelo do FortiGate NGFW pode suportar.

Outros Recursos para Acesso Remoto Seguro

Primeiramente, além de oferecer criptografia de dados em trânsito por meio de uma VPN, as soluções Fortinet oferecem vários outros recursos que podem ajudar sua organização a proteger o trabalho remoto. Esses recursos incluem:

  • Autenticação multifatorial. Em resumo, o FortiToken e o FortiAuthenticator permitem a autenticação de fator duplo de funcionários remotos.
  • Prevenção de perda de dados (DLP). Em seguida, o FortiGate e o FortiWiFi fornecem a funcionalidade DLP para trabalhadores remotos, o que é essencial para executivos em home office com acesso frequente a dados confidenciais da empresa.
  • Proteção avançada contra ameaças. Em terceiro lugar, o FortiSandbox oferece análise de em área restrita antes de chegar ao seu destino.
  • Conectividade sem fio. Os FortiAPs fornecem acesso sem fio seguro em locais de trabalho remotos, assim como, uma total integração e gerenciamento de configuração em um único painel.
ModeloUsuários simultâneos VPN SSLUsuários simultâneos IPsec VPNFortiAPs gerenciados (modo Túnel)
100E50010,00032
100F50016,00064
300E5,00050,000256
500E10,00050,000256
600E10,00050,000512
1100E10,000100,0002,048
2000E30,000100,0002,048
All Larger Models*30,000100,0002,048
*3300E supports 1,024 Tunnel Mode APs
Tabela 1: Número de conexões VPN simultâneas comportadas pelos vários modelos de FortiGate NGFWs.

Cases de uso Fortinet – Trabalho Remoto

Primeiramente, sabemos que nem todo funcionário de uma organização exige o mesmo nível de acesso aos recursos da empresa ao trabalhar remotamente.

Nesse sentido, a Forti One IT em conjunto com a Fortinet, é capaz de fornecer soluções para home office personalizadas para todos os trabalhadores remotos:

  • Trabalho remoto básico. A princípio este perfil de trabalho remoto requer apenas acesso a email, internet, teleconferência, compartilhamento limitado de arquivos, assim como alguns recursos específicos de função (finanças, RH etc.) do local de trabalho remoto.

Ao mesmo tempo, os trabalhadores remotos básicos podem se conectar à organização usando FortiClient integrado ao VPN e verificar sua identidade com o FortiToken para autenticação multi-fator.

Trabalho e acesso remoto com Fortinet
Figura 1: Exemplo de implementação Fortinet para trabalho remoto
  • Usuário remoto avançado. Os usuários avançados são funcionários que exigem um nível mais alto de acesso aos recursos corporativos enquanto trabalham em um local remoto.

Dessa forma pode-se não apenas incluir a capacidade de operar em vários ambientes de TI paralelos, assim como a inclusão de funcionários administradores de sistema, técnicos de suporte de TI e equipes de emergência.

Implementacao Fortinet acesso remoto avancado
Figura2: Implementação Fortinet para acesso remoto usuário avançado.

Em suma, para esses usuários a implantação de um ponto de acesso FortiAP no local de trabalho alternativo, fornece o nível de acesso e segurança que eles exigem. Como resultado, fornecer uma conectividade sem fio segura, além de um túnel seguro para a rede corporativa.

Só para ilustrar, os FortiAPs podem ser implantados com ZTP (zero-touch provisioning) e serão gerenciados pelos FortiGate NGFWs no escritório. Por exemplo, se um telefone corporativo precisar ser implantado, ele pode simplesmente ser conectado ao FortiAP para conectividade de volta ao escritório principal.

“The Benefits of Working From Home,” Airtasker, September 9, 2019.

Conquiste total integração de segurança com as soluções Forti One IT & Fortinet.

PT_BR
Rolar para cima