O que é um Ativo de TI

O que é um Ativo de TI e qual sua Importância?

Um ativo de TI é qualquer tipo de hardware ou software usado no processo de negócios de uma organização. Um sistema de inventário é um software que rastreia todos os ativos de TI e onde eles estão localizados.

O sistema de inventário pode ser usado para rastrear quais bens estão disponíveis para uso, quais bens devem ser reparados, quais bens foram perdidos ou roubados e quanto custa a compra de novos equipamentos. Também ajuda no planejamento de futuras compras e atualizações.

Inventário de Ativos de TI Manual

Sabemos o quanto é doloroso e necessário para os administradores de TI manter e controlar as operações de seu parque, bem como controlar os custos e otimizar os investimentos em tempos de escassez de recursos.

Como tornar atividade mais tranquila? O que devemos saber ao fazer o inventário da da de ativos da empresa? E por fim, como fazer o inventário dos ativos de TI? É sobre esse tema  que vamos discutir a seguir. 

Organização à produção

Que tal começar por uma Planilha? Baixe aqui 🙂

É essencial que você comece utilizando uma planilha simples para anotações. No inventário manual, o gestor precisa realizar relatórios. Afinal, não há um programa capacitado para tornar essa função automática.

Tenha cuidado no momento de trabalhar com relatórios e planilhas. A investigação dos elementos do computador precisa ser feita e checada em uma segunda vez, a ideia é evitar informações incorretas.

5 etapas do Inventário de Ativos de TI

Inventário de ativos

O hardware dá uma noção mais concreta sobre os componentes de uma máquina. Ao fazer o inventário, muitos os elementos de hardware são contados em unidades para um registro completo dos produtos.

Ok, mas quais são esses elementos que compõem o hardware? Estamos falando principalmente de dispositivos externos. Entretanto, aqui também entra a unidade de processamento mais importante de qualquer máquina: a placa-mãe.

É imprescindível anotar a marca de todos os produtos que você registrar. A identificação, dessa forma, se torna bem mais simples.

O software, por outro lado, é menos tangível do que os elementos do hardware, que foram citados anteriormente. O que muda é a natureza das peças no caso do software.

Nesse caso, você precisa entrar no computador e procurar pelos seguintes detalhes: o sistema operacional que está instalado na máquina e as licenças pagas que integram o computador.

O sistema operacional, como você deve saber, é o programa que comanda o uso do aparelho. Já as licenças podem ser de fabricantes como o Microsoft Office ou a Adobe.

Registrar os usuários

Diferentes empresas possuem rotinas de uso do computador distintas. Em algumas, o número de máquinas é menor. Em outras, cada funcionário possui um computador. Mesmo com esse número elevado, a tendência é que mais de um membro da equipe use o mesmo produto.

Para fazer o inventário, a sua missão é identificar todos esses usuários que estão registrados na máquina atualmente. Você ainda deve associar essas contas aos funcionários efetivos de sua equipe, tornando a planilha organizada.

Registro individual ou coletivo?

Muitas pessoas se perguntam se o registro manual de inventário de computadores em empresas deve ser individual para cada máquina. Afinal, há a possibilidade de fazer todo o processo coletivamente? Na realidade, vai depender dos recursos que estão disponíveis.

Uma coisa é registrar um ativo de TI manualmente e fazer a contagem individual de cada elemento para cada computador. Outro processo, completamente diferente, consiste na montagem de uma planilha manual, com registro automático.

Você tem um sistema de gestão integrado? Se a resposta for positiva, se concentre apenas em registrar na planilha. Em casos de resposta negativa, você deve fazer o levantamento inteiro de forma manual!

Automatizado

Planilha de Inventário de TI gratuita

A automatização, com um bom sistema de gestão, utilizada para fazer o inventário da empresa é uma alternativa inteligente. Acompanhe um programa incrível que pode ser de enorme ajuda nesses momentos.

Utilizar um software

Fazer o processo do gerenciamento dos ativos de TI de forma completamente automática possui diversos benefícios. 

Primeiramente, você garante que nenhum elemento seja esquecido. Com a ferramenta, o risco de erros é quase inexistente. Há a possibilidade de fazer mais de 30 inventários diferentes de acordo com as suas necessidades de acompanhamento e segmento do Ativo de TI.


Melhorias na segurança

Com o sistema de gestão automático você ganha em segurança. A tecnologia empregada na ferramenta impede qualquer tentativa de roubo dos equipamentos e ainda bloqueia tentativas de instalação de softwares não autorizados em seu ativo de TI.

Você estará mais seguro também por conta do software de antivírus, que já está instalado no sistema de funcionamento!

Auditoria do processo

Fazer o inventário manual de máquina em máquina e auditar o processo inteiro posteriormente, dá trabalho e compromete o seu tempo. Com nosso software você não precisa se preocupar em aditar. Como mencionamos a auditoria é realizada em tempo real pela ferramenta!

O processo se torna rápido e prático. Por fim, vale pontuar que o monitoramento dos seus dados, software e hardwares são constantes. O sistema monitora os dados sem parar!

Faça uma avaliação sem custos da ferramenta e comprove os resultados.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

PT