A importância da Gestão de Ativos de TI eficaz

Gestão de Ativos de TI eficaz: como sabemos, há enormes economias a serem feitas em software dentro de uma organização por meio do gerenciamento de ativos de software.

Sobre os ativos de hardware. Existe economia de custo em desktops, laptops, servidores físicos etc.?

Com o efetivo gerenciamento de ativos de TI, é possível obter grandes economias em hardware e software. Economizar ainda mais os recursos financeiros para uma organização por meio do (IT Asset Management).

Gestão de ativos de TI: Hardware

O Gerenciamento de ativos de TI em Hardware, a princípio, é a gestão de componentes físicos (desktops, laptops) e redes de computadores, desde o estágio de compras até a retirada do ativo. 

Acima de tudo, o gerenciamento precisa fazer parte do escopo geral da organização e os processos precisam estar alinhados com outros processos de TI para garantir que o HAM seja uma grande parte dele.

Assim como o software, o hardware precisa ser gerenciado corretamente para garantir que a organização esteja tirando o máximo proveito dos ativos TI. 

Com toda a certeza, os processos devem estar em vigor para gerenciar o ativo desde o ponto de solicitação até o momento em que o ativo é retirado.

O gerenciamento eficaz de ativos de TI em hardware, como resultado pode afetar positivamente a quantidade de tempo necessário para corrigir problemas de hardware. 

Com os processos de ativos em TI corretos e uma boa educação e entendimento dos referidos processos, de fato os usuários finais terão o tempo necessário para corrigir, solicitar ou adquirir hardware drasticamente reduzido. De tal forma que deixará a equipe de ITSM ( Information Technology Service Management) concentrada em outras áreas.

Gestão de Ativos de TI

Gestão do ciclo de vida dos Ativos de TI: Hardware

Os ativos de TI de hardware têm uma vida complexa assim como o software. Entretanto, o hardware precisa ser gerenciado de uma maneira um pouco diferente.

 

Os principais estágios do ciclo de vida dos ativos de hardware:

  • Pedido de Hardware
  • Compras
  • Instalação de imagem / software da empresa
  • Desdobramento, desenvolvimento
  • Uso (Algum problema? Precisa de atualização? Danos acidentais)
  • Armazenamento / Não está em uso
  • Fim da garantia ou manutenção
  • Aposentadoria
  • Disposição

Aliás, dependendo do seu país, existem várias formas legais de ganhar dinheiro com o descarte de hardware antigo. 

Existem organizações que compram o hardware antigo da organização e depois os vendem como ‘recondicionados’. Igualmente existem empresas de reciclagem, organizações de caridade e escolas às quais a organização pode doar seu hardware antigo.

Portanto, é importante lembrar que você precisa limpar todos os dados do hardware antes da eliminação do ativo. Inegavelmente isso precisa fazer parte do processo de aposentadoria. 

Além disso, as organizações podem ser multadas em grandes quantidades de dinheiro se seus dados não forem removidos corretamente ou corretamente dos ativos de hardware antes de serem descartados. 

Não é apenas isso, é um enorme risco à segurança, por isso é algo que deve ser feito de qualquer maneira.

Sobre HAM e SAM na Gestão de Ativos

https:O Hardware Asset Management (HAM) e o Software Asset Management (SAM) andam de mãos dadas. Um projeto SAM não funcionará de maneira tão eficaz ou bem-sucedida sem a implementação de processos HAM ou alguma forma de estrutura de gerenciamento HAM.

É importante lembrar que, com qualquer projeto relacionado a um novo software, com toda a certeza as considerações de hardware também devem ser abordadas. De maneira idêntica, isso é especialmente verdadeiro para qualquer novo software solicitado que não esteja na lista de softwares aprovados. 

O software técnico ou o software gráfico de ponta pode exigir que o equipamento de hardware especializado seja executado corretamente.

Os processos de SAM precisam incorporar o HAM e vice-versa. Como mencionamos várias vezes neste artigo, você não pode executá-los efetivamente ou adequadamente uma sem a outra. 

Todavia, o software tem impactos no hardware (as especificações de hardware são poderosas o suficiente para executar o software?)

gestao-de-ativos-de-TI
A importância da Gestão de Ativos de TI eficaz 3

E os impactos de hardware no software (software herdado que funciona apenas em determinados desktops específicos). Inter-relacionar as duas disciplinas e ter um processo ITAM geral que considere questões de hardware e software é a melhor maneira de gerenciar efetivamente os ativos de TI, garantindo a conformidade com o hardware e o software.

Economia de custos na Gestão de TI

Ter os processos HAM em vigor pode economizar muito para uma organização, tanto em hardware quanto em software subseqüente. A gestão de ativos de TI ou ativos de hardware, durante todo o ciclo de vida pode levar a uma redução nos custos em hardware durante o ciclo de vida na organização.

  • Custos de manutenção reduzidos
  • Orçamentos de hardware reduzidos
  • Gastos reduzidos com software
  • Potencial de economizar dinheiro através de processos de descarte

Um aspecto importante é capturar as informações financeiras sobre o ciclo de vida do hardware, o que ajuda a organização a tomar decisões de negócios com base em objetivos financeiros significativos e mensuráveis. 

Isso também ajuda as organizações a orçamentar para os próximos anos os orçamentos de TI em ativos de software e hardware, justificando o HAM e dando transparência às partes interessadas em TI.

O gerenciamento de ativos de hardware também ajuda no gasto anual com hardware. A implantação de um processo para gerenciar os ativos existentes reduz o tempo e o dinheiro gastos na identificação da necessidade de novas peças de hardware. 

//forti1.com/3-dicas-aumentar-produtividade/

O conhecimento da especificação, localização e departamento de onde está o ativo de hardware, permite que a central de atendimento recupere todas as máquinas que não são mais necessárias ou de um usuário que já foi embora. 

Também ajuda a manter um registro dos ativos de hardware que estão “em estoque” e prontos para implantação. 

A implantação desses processos ajuda a economizar não apenas dinheiro, mas também muito tempo nos SLAs das mesas de serviço (acordos de nível de serviço).

Retorno sobre o investimento (ROI)

Ao implementar uma propriedade HAM bem-sucedida, você verá rapidamente um retorno do seu investimento, tanto do ponto de vista financeiro quanto do tempo.

Ganho Financeiro em TI

O ROI financeiro no HAM é muito parecido com o gerenciamento de ativos de software. Pode haver grandes economias e cortes de custos no início, mas com o tempo essas economias serão mínimas. Com os processos certos, as ferramentas e os dados certos, o ROI no HAM a longo prazo será uma redução constante do dinheiro gasto em hardware e também uma redução no orçamento de TI para hardware. Esse dinheiro pode ser investido em outro local da TI ou em outro departamento para ajudar no sucesso geral da organização.

Economia de Tempo da TI

Com um programa HAM eficaz, a organização economizará muito tempo no gerenciamento de ativos de hardware. Os processos HAM aceleram os SLAs (Service Level Agreements) para solicitações ou incidentes de hardware e geralmente tornam o gerenciamento de hardware muito mais fácil. Isso também reduzirá os impactos de tempo no usuário final que tem um problema de incidente relacionado ao hardware, reduzindo assim qualquer “tempo de inatividade” que eles possam enfrentar.

http://forti1.com/3-dicas-aumentar-produtividade
PT_BR
Rolar para cima