3 Dicas Infalíveis – Aumente a produtividade da equipe

Produtividade da Equipe de TI: 3 dicas infalíveis para se obter produtividade na sua equipe de TI.

É fundamental para cada integrante do time sentir-se parte de um grupo que alcança bons resultados.

Confira, no artigo de hoje sobre como aumentar a produtividade da equipe com três dicas excelentes. Vamos lá?

1- Elimine os comportamentos que comprometam a produtividade da Equipe

Uma pesquisa realizada pela Harris Poll para a CareerBuilder apontou os principais comportamentos que comprometem a produtividade da equipe.

O destaque do estudo foi o celular: telefonemas e mensagens são os grandes inimigos das equipes e do bom desempenho delas.

A seguir outras de distrações comuns que afetam o desempenho das equipes, como: fofocas, navegação na internet e mídias sociais em excesso.

Os Intervalos frequentes para lanches ou para fumar também comprometem o bom ritmo dos trabalhos, segundo a Harris Poll.

Muitas vezes o próprio ambiente de trabalho pode prejudicar a produtividade da equipe: colegas que não sabem dosar o ruído, reuniões com muita frequência e muitos e-mails.

Aumentar a produtividade da equipe
Dicas para aumentar a produtividade de sua equipe

É primordial ficar atento a estes aspectos, estabelecer políticas de uso do tempo para atividades de interesse pessoal e disciplinar alguns comportamentos.

Atente-se para que as medidas não sejam muito agressivas e possam se tornar impopulares entre os colaboradores.

Apesar de buscar trazer benefícios a todos da equipe, as medidas impopulares podem ter um efeito negativo, se comparamos aos comportamentos que elas pretendem evitar.

2- Envolva sua equipe para obter melhor produtividade

Uma ótima dica é envolver a própria equipe para a solução do problema.
É importante incentivá-los a sentirem que o problema também é de cada integrante.

Uma vez que adotemos esta abordagem, torna-se maior a probabilidade de gerar maior envolvimento e compromisso na superação das dificuldades que se apresentam.

3- Aposte nas ferramentas corretas para produtividade da equipe

https://forti1.com/automatizacao-inteligente/

Atualmente, existem muitos recursos para aumentar a produtividade preservando a qualidade do trabalho. Alguns exemplos são as metodologias de desenvolvimento ágil, Scrum, Kanban, a técnica Pomodoro, além das melhores práticas em gerenciamento e governança de TI.

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.

Para cada tipo de técnica, existem conjuntos de ferramentas adequadas. Observe que hoje em dia, temos excelentes ferramentas de gerenciamento de projetos, compartilho alguns exemplos:

Um bom exemplo, é a ferramenta Trello: ela como objetivo auxiliar com melhores práticas de gerenciamento de projetos e, portanto, facilita a aplicação de metodologias ágeis que envolvam o uso do Kanban.

Um outro exemplo é o Slack: ferramenta de comunicação que prima pela clareza e facilidade de uso; Dropbox, BoxOnedriveGoogle Drive: permitem o compartilhamento de arquivos na nuvem e o seu acesso de qualquer lugar, bastando acesso à Internet;

Outras ferramentas importantes são: Office 365Google DocsZoho.

Veja que esses pacotes de aplicativos de produtividade permitem, não só a criação, mas a edição colaborativa de documentos, planilhas e apresentações, além de permitir compartilhamento.

Cabe sempre lembrar que o ingrediente fundamental para uma equipe produtiva é uma boa equipe!

Uma boa liderança vem logo a seguir!

https://forti1.com/a-importancia-da-gestao-de-ativos-de-ti-eficaz/
PT_BR
Rolar para cima